8 passos para se tornar um bom corretor de seguros

15.12.2016
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8 passos para se tornar um bom corretor de seguros

Vender seguros é uma arte, isso porque existem diferentes empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Outro problema é que muitos corretores não conseguem cativar o cliente e oferecer exatamente o que eles esperam, fazendo com que a venda não ocorra.

Por isso, veja alguns passos para se tornar um excelente corretor de seguros.

1 – Seja credenciado na Susep

A Susep fiscaliza o setor de seguros no país, observando não apenas as empresas que oferecem esse serviço como também os profissionais.

Por isso, se quer ganhar a confiança dos clientes e demonstrar que realmente está seguindo a legislação é preciso ser vinculado ao órgão.

2 – Conheça bem os seus clientes

Não são apenas os assuntos sobre seguro que podem ser utilizados para fazer contato com os seus clientes e manter o relacionamento.

Quando se conhece os gostos e preferencias deles, pode aproveitar oportunidades como mandar notícias sobre um determinado assunto para fortalecer a relação.

Isso transmite a sensação de que você entende as necessidades dele e que pode sempre ajudar.

3 – Faça a manutenção do cliente

Para ser um bom corretor de seguros, não basta conseguir vender um produto, é preciso estar sempre acompanhando o cliente.

Ligue esporadicamente para saber se ele precisa de alguma coisa e sempre envie informações acerca do serviço que ele possui.

Se surgirem promoções, mudanças e novidades em relação ao seguro contratado, não deixe de informar.

4 – Ofereça o que seu cliente precisa

Não adianta tentar empurrar o seguro que você acha que é o melhor. É preciso entender as necessidades do cliente, condições financeiras para somente então oferecer um seguro que possa atender as necessidades.

Conseguir ofertar o plano ideal, vai fazer com que o negócio seja fechado com mais facilidade.

5 – Trabalhe técnicas de fechamento de vendas

Se o cliente estiver indeciso é preciso utilizar técnicas que o faça decidir a favor do seguro.

Para isso é preciso induzi-lo sem para que ele feche a venda. Isso pode ser feito com suposições, fazendo com que escolha, por exemplo, a melhor forma de pagamento ou qual seguro seria mais interessante.

6 – Tenha diversos dados de contato

Quanto mais formas de contato possui do cliente, mais fácil será de se comunicar com ele no futuro, para renovar o seguro ou ofertar um novo.

Por isso, não se limite a ter o número do celular, se possível tenha o telefone residencial, e-mail, endereço e outros.

7 – Conte com um bom sistema de cotação de seguros

Quando seu cliente busca informações sobre seguros, ele não quer esperar muito para conseguir uma resposta.

Você precisa ter um bom sistema para conseguir contar os seguros que precisa de forma rápida, sem deixar o cliente esperando. Obter essas informações por telefone é coisa do passado.

8 – Aperfeiçoe-se

O mercado está em constante mudança e se não acompanhar tudo o que está acontecendo vai acabar perdendo para a concorrência.

Esteja sempre informado sobre os produtos que vende, quais são as melhores técnicas para abordar e vender, entre outros. Sempre que surgir a oportunidade de aprender, não deixe passar.

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