Overdelivering: entenda o que é e como ele pode te ajudar nas vendas

3.05.2016
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Overdelivering

Surpreender o cliente de forma positiva pode impulsionar as suas vendas.

Hoje vivemos na era da informática e produtos que antes eram comercializados apenas nas lojas físicas são encontrados facilmente pela internet e muitas vezes proporcionam mais comodidade. Dessa forma é preciso se destacar seja com lojas físicas ou virtuais, fazendo com que o cliente receba o que espera com qualidade e ainda com um “algo a mais” que torne essa relação positiva e consiga fidelizar o cliente. Para resolver essa situações o overdelivering pode trazer boas soluções.

O overdelivering nada mais é do que entregar ao cliente o que foi prometido em um prazo menor do que o informado. Com isso ele terá acesso a informação que deseja em um menor espaço de tempo e assim se sai na frente dos concorrentes.

Como usar o overdelivering da forma correta

Se o seu cliente deseja fazer a cotação de um seguro auto, por exemplo, e você informa para ele um prazo de até 48 horas para enviar a proposta, faça com que ele recebe em até 24 horas. Ao fazer isso, ele perceberá que cumprir prazos não será um problema e que a sua atenção está voltada para ele.

Porém, cuidado para não cair em certas armadilhas, de nada adianta aumentar o prazo informado e continuar enviando a informação em 48 horas. Será preciso reestruturar a forma de trabalho a fim de conseguir cumprir novos prazos, afinal o consumidor já está “esperto” com essas estratégias.

Enquanto a proposta completa não é enviada, demonstre interesse pelo consumidor, isso pode ser feito de diversas maneiras como realizando um atendimento por chat, enviando um e-mail informando que a solicitação ou recebida e que está em análise ou até mesmo realizando um telefone para obter mais informações e entregar uma cotação personalizada.

Aliado a prática de entregar o que é prometido antes do prazo, podem ser adotadas outras estratégias de marketing que vão agregar mais valor ao seu produto e ajudar na fidelização desse cliente. Brindes são sempre bem vindos e os clientes adoram, por isso ao vender um seguro auto, ofereça por exemplo uma lavagem grátis ou até mesmo um simples chaveiro já fará toda a diferença.

Porém, todos esses brindes precisam entrar no orçamento da área de marketing para não trazer prejuízos. Agora se não tem condições de arcar com esses custos, é possível investir em infoprodutos que são mais baratos e agregam conhecimento ao cliente. Pense em oferecer um guia de como cuidar melhor do veículo ou como sempre andar em segurança. As estratégias podem ser as mais variadas possíveis desde que façam com que o seguro oferecido seja lembrado como algo positivo.

Mas, de nada adianta adotar um série de estratégias e não conseguir mensurar se elas realmente estão trazendo o resultado esperado. Por isso, ao estabelecer as suas ações e como elas serão executadas, será preciso estabelecer métricas que consigam mensurar quais foram os impactos que tais mudanças trouxeram nas suas vendas. Assim, será possível aprimorar as técnicas de overdelivering e cada vez mais conquistar os clientes.

2 responses on “Overdelivering: entenda o que é e como ele pode te ajudar nas vendas

  1. […] de usar o overdelivering a seu favor e ainda entregar tudo antes do […]

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